21.12.09

O Natal dos Pés

Desde já muito obrigado a todos os que estiveram presentes nesta festa de Natal bem como pela forma como participaram nas actividades.
Agradecemos ainda o facto de terem tornado este jantar num momento tão bonito e grandioso para esta FAMÌLIA de AMIGOS que são os PÉS VAGAROSOS.
O Natal dos Pés
O Natal chegou mais cedo
Cheio de brilho e esplendor
Reuniram-se novamente os Pés
Em ambiente de AMIZADE e HUMOR!

É difícil descrever
Um momento tão singular
Da autoria do prof. Banheiro
Surgiu um hino espectacular

Um pequeno “milagre” de Natal
É o que lhe podemos chamar
Uma enorme constelação de amigos
Iluminou a noite ao cantar

Parabéns a estas “estrelas”
Que transbordaram emoção
Espero que brilhem eternamente
Dentro de cada coração

Fernanda Franco
João Pataco
Pedro Arguelles

16.12.09

À CONVERSA COM ...

Visita guiada à Igreja do Bonfim
e Homenagem ao Padre Patrão

No regresso às nossas tradicionais Conversas com... contámos novamente com a prestimosa colaboração do Prof. Doutor Domingos Bucho. O pretexto foi a belíssima Igreja do Senhor do Bonfim, constituíndo também a oportunidade para o grupo lembrar um bom e saudoso Amigo, que há pouco perdemos: o Padre José Dias Heitor Patrão.
Esta visita, concretizada na manhã do passado dia 12, sábado, teve uma digna resposta por parte da comunidade, quer quantitativamente, quer na qualidade dos voluntários participantes, e contou com a prestimosa colaboração da Paróquia de S. Lourenço e da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Torna-se quase desnecessário recordar o encantamento proporcionado pela visita. O seu responsável, dotado de um sólido domínio da história, das tradições e do rico recheio do templo, aliou ao fluente discurso uma reconhecida capacidade comunicativa. A talha dourada, os painéis de azulejos, os retábulos e as imagens sacras foram apresentados e descritos com sábia maestria que encantou e elucidou os interessados participantes.
No final, em sala anexa ao templo e digna do evento, foi descerrada uma fotografia do Padre José Patrão, artisticamente composta pelo Prof. Bentes Bravo, com uma placa alusiva à homenagem ali prestada e às sua razões. O Padre Patrão deixa uma boa parte da sua memória local intimamente ligada à Igreja do Senhor do Bonfim, onde rezou missa durante longos anos. Amigo desde sempre do nosso grupo, após a visita guiada à Sé Catedral que preencheu com a extrema competência que lhe era peculiar, tinha planeado este mesmo serviço cultural que apenas faltava calendarizar. O seu prematuro desaparecimento constituiu uma dura e irreparável perda para toda a comunidade. Por isso, em nosso nome e no de todos os seus incontáveis amigos e admiradores, ficou patente para o futuro esta simbólica lembrança.
Recordaram a qualidade humana, pastoral e científica do Padre José Patrão, em breves mas sentidas palavras, os seus amigos Professor Domingos Bucho, Padre Américo Agostinho e, em nome do nosso Grupo, o seu Presidente, José Carlos Louro.
Os Pés Vagarosos agradecem, uma vez mais, a todos os participantes nesta iniciativa, destacando a colaboração da Paróquia de S. Lourenço e da Escola Superior de Educação de Portalegre, e endereçando um especial obrigado ao Prof. Doutor Domingos Bucho, com cuja disponibilidade e competência sempre contaremos.
Em breve aqui divulgaremos novas iniciativas, neste como noutros sectores abarcados pelos nossos objectivos de cultura, lazer e saudável convívio.



nota: Fotos da autoria do jornalista André Relvas, gentilmente cedidas por Fonte Nova - Bissemanário da Região de Portalegre.

2.12.09

À CONVERSA COM ...

À CONVERSA COM
Prof. Doutor Domingos Bucho
SOBRE
Igreja do Senhor do Bonfim
Adro da Igreja do Senhor do Bonfim, Portalegre
Sábado, 12 de Dezembro de 2009
10h00
No decurso da visita guiada à Igreja do Senhor do Bonfim, será realizada uma homenagem ao Padre José Dias Heitor Patrão

Organização de Pés Vagarosos – Associação de Desporto e Lazer do Norte Alentejano, com a cooperação da Paróquia de S. Lourenço e da Escola Superior de Educação de Portalegre




VENHA (RE)CONHECER CONNOSCO O SENHOR DO BONFIM


A construção da Igreja do Senhor do Bonfim, em Portalegre, data do primeiro quartel do século XVIII. O seu estilo barroco é enriquecido por talhas douradas, pinturas, imagens e painéis de azulejos, num conjunto que a torna um templo de grande beleza e valor patrimonial.
Em mais uma das suas habituais Conversas com, a Associação Pés Vagarosos conta agora com a honrosa colaboração da Paróquia de S. Lourenço e da Escola Superior de Educação de Portalegre, com a generosa e activa participação do Prof. Doutor Domingos Bucho, que há meses nos encantou com uma visita guiada similar realizada no Mosteiro de São Bernardo.
Assim, ficam por este meio convidados todos os interessados em participar nesta iniciativa cultural. Basta para isso comparecerem, sem necessidade de qualquer inscrição prévia, pelas 10 horas da manhã do sábado, dia 12 de Dezembro, no adro da Igreja do Senhor do Bonfim, em Portalegre.
Estudioso e profundo conhecedor do nosso património, o Doutor Domingos Bucho dar-nos-á a conhecer a história e as tradições ligadas ao belo templo, assim como nos revelará pormenores relacionados com o seu valioso recheio.
Para além desta aliciante proposta, o evento vai integrar uma cerimónia simples mas significativa, com a qual a Associação Pés Vagarosos pretende homenagear o Padre José Patrão, um seu grande e inesquecível amigo, que há pouco nos deixou mais pobres.
O Padre José Patrão conversara connosco, em Junho de 2008, sobre a Sé, Memórias e Lugares, e ainda perdura, na lembrança de quantos com ele partilharam uma inesquecível tarde passada em conjunto na nossa Sé Catedral, a dádiva do seu saber e da sua fascinante personalidade.
Por tudo isto, venha conhecer (ou rever) connosco a Igreja do Senhor do Bonfim.

Jantar de Natal

Dia 12 de Dezembro (Sábado)
19h30

Restaurante Jorge Isidro (Zona Industrial)
Ementa

Entradas:
Linguiça/farinheira/toucinho frito/pézinhos de tomatada/cogumelos gratinados c/bacon

Sopa de legumes

Lombinhos de porco grelhados

Bacalhau gratinado com espinafres

Doce (pudim/mousse) ou fruta

Bebidas: Vinho da casa, sangria, água, sumos, café.


NOITE COM ANIMAÇÃO GARANTIDA:

MÚSICA/JOGOS/ANIMAÇÃO/PRENDAS(já incluídas mas sem pilhas) … SURPRESAS …

NÃO FALTES E TRÁZ UM AMIGO!!!