22.12.10

Jantar de Natal 2010

Para completar o já grande dia 18 cheio de actividades, realizou-se ainda o jantar de Natal no restaurante "O X`XAS", com troca de prendas e muita animação.

Uma espectacular iniciativa, muito bem organizada, pela Patrícia Gordo e José Carrilho, que nos deslumbraram com a capacidade de entretenimento e boa disposição, para mais tarde recordar.


20.12.10

4º Torneio de Kart "Rui Ceia" em Abrantes

No passado dia 18 cumprimos mais uma promessa e realizámos o IV Torneio de Kart "Rui Ceia" em Abrantes.

Foi uma excelente manhã de convívio, muita acção e principalmente de muito divertimento.

Após chegarmos ao Kartódromo de Abrantes, onde mais uma vez fomos muito bem recebidos, fizemos o briefing e partimos para os treinos livres, onde se qualificou a Pole Position para a grelha de partida, na corrida apenas a destacar a troca de posições entre o Norberto e o João e alguns piões. Seguiu-se a entrega de medalhas e as respectivas fotos do pódio.

Como a manhã já ia longa dirigimos-nos para o grande almoço no "Aquapolis" em Abrantes.
Para terminar temos de dar os parabéns aos organizadores, António Melancieiro, Fernanda Franco e Rui Miranda, pela espantosa organização e empenho.

15.12.10

UM DIA COM JOSÉ RÉGIO, NA SUA TERRA NATAL

No passado dia 4 de Dezembro, como fora previsto, foi concretizada a visita aos lugares regianos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Num balanço sumário, a Associação considera plenamente atingidos os seus objectivos mais importantes, como o de integrar o evento no espírito da série À Conversa com... e nas comemorações dos 80 Anos da Chegada de José Régio a Portalegre, sobretudo como complemento da visita local à Casa Museu do Poeta.
Devemos manifestar publicamente, para além do agradecimento institucional que também efectuámos, a gratidão do grupo a quanto contribuiram para o êxito da iniciativa:
à Câmara Municipal de Portalegre, pela pronta e gentil cedência do autocarro;
à Junta de Freguesia da Sé, Portalegre, pelo contributo prestado para o custeio das despesas efectuadas, realçando-se a facto de ter sido a única das instituições para o efeito contactadas pela Associação a ter respondido positivamente;
à Senhora Conservadora da Casa Museu José Régio de Portalegre, Dr.ª Maria José Maçãs, pela indispensável colaboração prestada na organização da visita;
à Senhora Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, pelas facilidades locais concedidas ao grupo;
ao Senhor Dr. Paulo Costa Pinto, Chefe do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Vila do Conde, e à Senhora Dr.ª Manuela Laranjeira, Secretária do Centro de Estudos Regianos, pelo atento acompanhamento e eficaz apoio aos elementos da embaixada portalegrense, durante toda a visita;
ao Senhor Realinho, motorista do autocarro municipal, pela competência, disponibilidade e simpatia reveladas;
a todos os participantes, convidados da Associação, pela atenção, correcção e interesse permanentemente manifestados;
ao Senhor Padre Doutor João Francisco Marques, pela aceitação do nosso convite para a orientação de toda a visita aos lugares regianos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que cumpriu com a invulgar qualidade, dedicação e emoção de quem teve a ventura de ter partilhado com José Régio a sua última tertúlia de amizade e convívio intelectual.
A todos, a gratidão dos Pés Vagarosos.
Acrescentar algo ao que já foi relatado pelo testemunho dos participantes e pela reportagem patente no semanário Fonte Nova torna-se difícil e quase redundante. Podemos confirmar que tudo se aproximou da perfeição, quer no cumprimento dos horários programados, quer no contexto meteorológico da viagem e da visita, já que apenas se registou uma leve precipitação nos momentos finais da inesquecível jornada, quando o nosso desvelado e qualificado “cicerone” nos levou a sentir os lugares e tempos intimistas de Régio; a Senhora do Socorro, Santa Clara ao longe, a Senhora da Guia, a praia predilecta do Amigo ausente...
Desde o prometedor encontro e início no antigo Diana-Bar, lugar de memórias e hoje uma base cultural comunitária, até ao Centro de Estudos Regianos (que magnífico diaporama aí pudemos apreciar!) e à Casa de José Régio, sempre aonteceu um fascinante desfilar de evocações “vivas” de um Homem que permanece para além da morte física.
Por isso, em vez das palavras, insuficientes e pobres, preferimos aqui deixar uma série de imagens que perpetuam o prazer e a lembrança de um dia irrepetível.


1.12.10

visita a lugares regianos de Vila do Conde

A nossa Associação, no espírito da iniciativa “À conversa com” e inserida na sua participação nas comemorações locias dos “80 Anos da Chegada de José Régio a Portalegre”, vai realizar no próximo sábado, dia 4 de Dezembro, uma visita guiada aos lugares regianos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, incluindo o Centro de Estudos Regianos e a Casa Museu do Poeta.

Esta realização, para a qual expressamente convidámos entidades singulares e colectivas ligadas pelo comum apreço para com a personalidade e obra do autor da Toada, só foi possível pela congregação de apoios e boas vontades enquadradas neste espírito. Antes do mais, contámos com a estreita e indispensável colaboração da responsável pela Casa Museu de José Régio local, e também com o patrocínio da Câmara Municipal de Portalegre, do Governo Civil do Distrito de Portalegre e das Juntas de Freguesia da Sé e de São Lourenço.

De Vila do Conde recebemos também toda cooperação, do Pelouro Cultural da sua Câmara Municipal até às estruturas locais relacionadas com José Régio.

O agradecimento da nossa Associação a todas estas entidades é complementado pelo muito especial reconhecimento que nos merece a generosa disponibilidade do Padre Doutor João Francisco Marques, homem de cultura e companheiro de tertúlia de José Régio, que se disponibilizou para nos guiar no essencial desta visita.

Também devemos agradecer a quantos puderam aceitar o nosso convite, partilhando os naturais incómodos físicos desta visita, assim como aos que, por imperiosos motivos foram forçados a decliná-lo.

A todos, aqui expressamos a nossa profunda gratidão.

O programa previsto para a visita da “embaixada portalegrense” a Vila do Conde é o seguinte:

06h00 – Partida junto à Casa Museu de José Régio, em Portalegre
11h00 – Chegada a Póvoa de Varzim, junto ao Diana-Bar, local privilegiado de reunião da tertúlia de José Régio, a que pertenceu o Padre João Marques.
Reunião com elementos da “embaixada portalegrense” que se deslocam por meios autónomos.
Encontro com o Padre Doutor João Marques.
11h00 a 13h00 – Visita guiada a lugares regianos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, incluindo o Centro de Estudos Regianos.
13h00 – Almoço no Restaurante Le Villegeois, contando-se com representantes do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Casa Museu de José Régio, além do sobrinho e herdeiro espiritual de José Régio, Eng. José Alberto dos Reis Pereira.
15h00 – Visita à Casa Museu de José Régio, de Vila do Conde.
17h00 – Partida, para regresso a Portalegre.
Chegada prevista para entre as 22h00 e as 23h00, no local de partida.

Neste blog, expressão pública das nossas actividades, daremos oportuna e posterior conta da visita, na qual depositamos a melhor expectativa.