16.10.09

Sarau evocativo dos 80 anos da chegada de José Régio a Portalegre


A nossa Associação sente-se honrada pela companhia das Três Escolas de Régio (Superior de Educação, Mouzinho da Silveira e José Régio) na organização conjunta de um evento que iniciará as comemorações dos 80 Anos da Chegada de José Régio a Portalegre.

De facto, no serão do próximo dia 28 de Outubro, uma quarta-feira, pelas 21H00, no auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre, decorrerá um sarau alusivo à presença de Régio entre nós. É portanto no tempo certo da efeméride e no sítio exacto que o antigo professor aqui pisou que ele vai ser evocado.

O programa deste sarau pretende ser simples mas digno, como se justifica:

• Projecção da apresentação multimédia “José Régio em Portalegre... e um post-scriptum” (60 minutos), da autoria do prof. António Martinó (nosso consócio);

• Primeira apresentação pública de um poema inédito de José Régio –“Canção de Portalegre”-, musicado e interpretado pelo cantor portalegrense Francisco Ceia;

• Declamação de poemas de José Régio, seleccionados e ditos pelo actor José Mascarenhas, director do Teatro de Portalegre.

Qualquer dos activos participantes neste sarau tem demonstrado na sua intervenção pública um vivo e concreto apreço pela memória de Régio e da sua obra, quer pela colaboração em revistas e jornais, pela adaptação musical, interpretação e edição de poemas ou pela encenação e representação de peças teatrais do escritor agora celebrado. São, por isso, garante da qualidade que todos desejamos.

Por tudo isto, vimos não apenas divulgar o evento, mas sobretudo convidar todos os interessados a nele activamente participarem.

Sem comentários: