28.10.08

À conversa com Prof. António Martinó

Censura e Banda Desenhada
Mais uma CONVERSA COM...

Conforme fora programado e divulgado, realizou-se mais esta sessão da iniciativa À CONVERSA COM... SOBRE...

Contando com uma interessada e reduzida participação que em pouco ultrapassou a habitual “família” dos Pés Vagarosos, o nosso associado Prof. António Martinó revelou mais um capítulo das suas reflexões sobre a BD, tema que desde há décadas vem investigando e divulgando.

Agora, o pretexto foi a intervenção da Censura oficial no mundo dos Quadradinhos, intervenção praticamente ignorada nas obras que historiam e divulgam essa “página” das crónicas do Estado Novo.

Começando por recordar como começaram, nos Estados Unidos dos anos 50 do passado século, as acusações oficiais à “nefasta” acção dos comics, passou depois à apresentação das bases onde assentou a nossa legislação censória, comparada com a de outros países, Estados Unidos, França, Brasil e Comunidade Europeia.

A parte mais interessante da comunicação assentou na apresentação crítica de uma panóplia sistematizada de casos concretos de intervenção -cortes, mutilações, acrescentos, etc,- nalguns dos jornais infanto-juvenis nacionais mais representativos das décadas de 50 e 60, como Mundo de Aventuras, O Mosquito, Colecção Audácia, O Falcão (2.ª série) e Cavaleiro Andante, na sua
maioria inéditos.



(Fotos de André Relvas, gentilmente cedidas pelo autor e pelo FONTE NOVA)

Sem comentários: