16.12.09

À CONVERSA COM ...

Visita guiada à Igreja do Bonfim
e Homenagem ao Padre Patrão

No regresso às nossas tradicionais Conversas com... contámos novamente com a prestimosa colaboração do Prof. Doutor Domingos Bucho. O pretexto foi a belíssima Igreja do Senhor do Bonfim, constituíndo também a oportunidade para o grupo lembrar um bom e saudoso Amigo, que há pouco perdemos: o Padre José Dias Heitor Patrão.
Esta visita, concretizada na manhã do passado dia 12, sábado, teve uma digna resposta por parte da comunidade, quer quantitativamente, quer na qualidade dos voluntários participantes, e contou com a prestimosa colaboração da Paróquia de S. Lourenço e da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Torna-se quase desnecessário recordar o encantamento proporcionado pela visita. O seu responsável, dotado de um sólido domínio da história, das tradições e do rico recheio do templo, aliou ao fluente discurso uma reconhecida capacidade comunicativa. A talha dourada, os painéis de azulejos, os retábulos e as imagens sacras foram apresentados e descritos com sábia maestria que encantou e elucidou os interessados participantes.
No final, em sala anexa ao templo e digna do evento, foi descerrada uma fotografia do Padre José Patrão, artisticamente composta pelo Prof. Bentes Bravo, com uma placa alusiva à homenagem ali prestada e às sua razões. O Padre Patrão deixa uma boa parte da sua memória local intimamente ligada à Igreja do Senhor do Bonfim, onde rezou missa durante longos anos. Amigo desde sempre do nosso grupo, após a visita guiada à Sé Catedral que preencheu com a extrema competência que lhe era peculiar, tinha planeado este mesmo serviço cultural que apenas faltava calendarizar. O seu prematuro desaparecimento constituiu uma dura e irreparável perda para toda a comunidade. Por isso, em nosso nome e no de todos os seus incontáveis amigos e admiradores, ficou patente para o futuro esta simbólica lembrança.
Recordaram a qualidade humana, pastoral e científica do Padre José Patrão, em breves mas sentidas palavras, os seus amigos Professor Domingos Bucho, Padre Américo Agostinho e, em nome do nosso Grupo, o seu Presidente, José Carlos Louro.
Os Pés Vagarosos agradecem, uma vez mais, a todos os participantes nesta iniciativa, destacando a colaboração da Paróquia de S. Lourenço e da Escola Superior de Educação de Portalegre, e endereçando um especial obrigado ao Prof. Doutor Domingos Bucho, com cuja disponibilidade e competência sempre contaremos.
Em breve aqui divulgaremos novas iniciativas, neste como noutros sectores abarcados pelos nossos objectivos de cultura, lazer e saudável convívio.



nota: Fotos da autoria do jornalista André Relvas, gentilmente cedidas por Fonte Nova - Bissemanário da Região de Portalegre.

Sem comentários: