1.12.10

visita a lugares regianos de Vila do Conde

A nossa Associação, no espírito da iniciativa “À conversa com” e inserida na sua participação nas comemorações locias dos “80 Anos da Chegada de José Régio a Portalegre”, vai realizar no próximo sábado, dia 4 de Dezembro, uma visita guiada aos lugares regianos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, incluindo o Centro de Estudos Regianos e a Casa Museu do Poeta.

Esta realização, para a qual expressamente convidámos entidades singulares e colectivas ligadas pelo comum apreço para com a personalidade e obra do autor da Toada, só foi possível pela congregação de apoios e boas vontades enquadradas neste espírito. Antes do mais, contámos com a estreita e indispensável colaboração da responsável pela Casa Museu de José Régio local, e também com o patrocínio da Câmara Municipal de Portalegre, do Governo Civil do Distrito de Portalegre e das Juntas de Freguesia da Sé e de São Lourenço.

De Vila do Conde recebemos também toda cooperação, do Pelouro Cultural da sua Câmara Municipal até às estruturas locais relacionadas com José Régio.

O agradecimento da nossa Associação a todas estas entidades é complementado pelo muito especial reconhecimento que nos merece a generosa disponibilidade do Padre Doutor João Francisco Marques, homem de cultura e companheiro de tertúlia de José Régio, que se disponibilizou para nos guiar no essencial desta visita.

Também devemos agradecer a quantos puderam aceitar o nosso convite, partilhando os naturais incómodos físicos desta visita, assim como aos que, por imperiosos motivos foram forçados a decliná-lo.

A todos, aqui expressamos a nossa profunda gratidão.

O programa previsto para a visita da “embaixada portalegrense” a Vila do Conde é o seguinte:

06h00 – Partida junto à Casa Museu de José Régio, em Portalegre
11h00 – Chegada a Póvoa de Varzim, junto ao Diana-Bar, local privilegiado de reunião da tertúlia de José Régio, a que pertenceu o Padre João Marques.
Reunião com elementos da “embaixada portalegrense” que se deslocam por meios autónomos.
Encontro com o Padre Doutor João Marques.
11h00 a 13h00 – Visita guiada a lugares regianos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, incluindo o Centro de Estudos Regianos.
13h00 – Almoço no Restaurante Le Villegeois, contando-se com representantes do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Casa Museu de José Régio, além do sobrinho e herdeiro espiritual de José Régio, Eng. José Alberto dos Reis Pereira.
15h00 – Visita à Casa Museu de José Régio, de Vila do Conde.
17h00 – Partida, para regresso a Portalegre.
Chegada prevista para entre as 22h00 e as 23h00, no local de partida.

Neste blog, expressão pública das nossas actividades, daremos oportuna e posterior conta da visita, na qual depositamos a melhor expectativa.

Sem comentários: